Mosquitos
Os mosquitos e as moscas pertencem à ordem Díptera, na literatura existe controvérsia referente à quantidade de espécies descritas desta ordem, os números variam de milhares á milhões é considerada a quarta maior ordem de insetos. Estão divididas em 188 famílias e aproximadamente 10.000 gêneros, sendo que uma grande quantidade são conhecidos apenas por registros fósseis. O mais antigo destes data-se 225 milhões de anos atrás.
Possuem um par de asas distinguindo-se dos demais insetos alados daí o nome Diptera (di = duas, ptera = asas), o posterior transformou-se em estruturas de tamanho reduzido denominadas halteres ou balancins, que funcionam como órgãos de equilíbrio durante o vôo, apresentam metamorfose completa (ovo, larva, pupa e adulto).
Tanto os mosquitos e as moscas são de grande importância na saúde pública, pois podem transmitir várias doenças.
Alguns dípteros são importantes para o homem, tais como as espécies de Drosophila que são utilizadas como animais experimentais principalmente para estudos genéticos, entre outras que são utilizadas como agentes de controle biológico de plantas daninhas bem como de insetos pragas.
Conhecidos também como pernilongos, muriçocas, sovela, mosquito-prego podem ser transmissor de várias doenças, tais como: febre amarela, dengue, malária, alguns tipos de encefalite, filariose, e outras. São grandes causadores de incômodo, sendo que em determinadas épocas do ano aumenta-se ainda mais a presença destes insetos. Entre as espécies importantes estão as do gênero Anopheles e Aedes